06/10/2023

Nobreak ou estabilizador: quais são as suas diferenças?

Se você já lidou com instabilidades na rede elétrica, já deve ter se perguntado: nobreak ou estabilizador? Qual o melhor?

As instabilidades de tensão na rede elétrica são uma coisa muito comum no Brasil.

Por isso, para proteger aparelhos elétricos de problemas no fornecimento da rede elétrica, deve-se usar algum equipamento que regularize constantemente a energia elétrica recebida da rede.

E isso pode ser feito tanto com um estabilizador quanto com um nobreak.

Porém, muitas pessoas não estão cientes da aplicação correta de um estabilizador e de um nobreak.

Por isso, hoje iremos lhe apresentar as diferenças ​​entre os dois dispositivos e qual é a grande vantagem do nobreak.

Qual a diferença entre nobreak ou estabilizador?

Em ocasiões onde ocorrem falhas elétricas, o nobreak é um dispositivo que fornece uma fonte de alimentação temporária e de curto prazo para um aparelho elétrico.

Ele é diferente dos geradores de energia de emergência. Sua ideia principal é fornecer energia e conceder o tempo necessário para desligar corretamente os aparelhos e salvar os arquivos. 

Um exemplo típico de nobreak é aquele utilizado em um computador doméstico que permite desligar o equipamento sem danificar nenhuma peça interna. Ou até mesmo os modelos utilizados em empresas, capazes de conceder tempo para salvar todos os arquivos necessários.

O tempo de funcionamento da bateria integrada do nobreak varia de equipamento, podendo ser de alguns minutos ou até algumas horas.

Devido a esse backup de energia, o nobreak é usado normalmente em locais onde estão equipamentos de data centers, computadores, telecomunicações ou equipamentos elétricos auxiliares, que não podem ter o fornecimento de energia interrompido.

Já um estabilizador de tensão é um dispositivo elétrico desenvolvido para proteger aparelhos elétricos de picos de tensão irregulares. Os estabilizadores regulam a tensão para corresponder à tensão de entrada de um aparelho.

Sua principal finalidade é estabilizar a tensão elétrica proveniente da rede e fornecer uma energia de melhor qualidade para os equipamentos.

Por que escolher o nobreak ao invés do estabilizador?

Escolher entre um nobreak e um estabilizador depende das necessidades específicas e dos equipamentos que você pretende proteger. 

Entretanto, o nobreak oferece algumas vantagens. Abaixo você encontrará alguns dos principais benefícios do nobreak sobre o estabilizador.

1 – Proteção mais abrangente: Um nobreak não apenas oferece estabilização de voltagem, mas também inclui baterias internas que fornecem energia temporária durante quedas de energia.

Isso permite que você continue usando seus equipamentos por um curto período de tempo ou desligue-os de maneira adequada, evitando perda de dados e danos aos dispositivos.

2 – Backup de energia: Em caso de queda de energia, um nobreak mantém os dispositivos funcionando usando suas baterias internas. Isso é especialmente importante para equipamentos sensíveis, como computadores, servidores e sistemas de armazenamento, que podem ser prejudicados por desligamentos abruptos.

3 – Proteção contra surtos: Muitos nobreaks também oferecem proteção contra surtos de tensão, que podem danificar seus dispositivos conectados durante picos de voltagem.

E aí, gostou das dicas que trouxemos hoje para você? Nossa equipa é altamente capacitada na manutenção e funcionamento de nobreaks. Em nosso blog você encontrará mais dicas e informações sobre produtos e serviços abrangidos pela nossa expertise. Clique aqui e confira os nossos artigos publicados.

Siga a Faritel no Instagram e fique por dentro das últimas novidades.

Até a próxima!

VOLTAR