Cuidados com bateria de nobreak e manutenção

Nobreaks são dispositivos que contém baterias, alguns possuem a possibilidade de expansão de baterias através de plugues de engate, ou ainda a possibilidade de aumento de autonomia através de um banco de baterias.

O que é um banco de baterias? É um conjunto de baterias ligadas em série que aumenta autonomia do nobreak quando ativo, deve- se sempre avaliar com técnico esta possibilidade e ainda verificando as baterias.

Deve- cuidar o ambiente onde o nobreak fica, pois no caso de nobreaks que contém bateria interna, esta bateria recebe todo calor gerado internamente pelo aparelho, que acaba reduzindo a vida útil da bateria, podendo ainda danificar. Neste cenário é comum encontrar baterias estufadas, baterias com vazamento ou com problemas oxidação, geralmente só é percebido quando o equipamento é aberto.

O vazamento da bateria pode danificar nobreak por completo, por isso todo cuidado com aparelho é pouco, por ser um equipamento de valor, ser a fonte de energia quando não houver eletricidade, além dos cuidados com a saúde, pois baterias expelem gases tóxicos.

Lembrando que a troca de baterias é um caso necessário, mesmo que tenha um banco de baterias e neste banco tenha apenas uma ou duas baterias com problemas, se deixar baterias danificadas com baterias em bom estado você compromete todo o conjunto, causando a troca de todas baterias ou ainda danificando baterias equipamento.


Manutenção

Alguns problemas que prejudicam o nobreak além da falta de cuidado com as baterias é a manutenção corretiva que alguns casos o pessoal adia, na manutenção é realizado limpeza dos componentes, pois o cooler é parte que resfria o nobreak internamente, a verificação das tensões da bateria e de entrada e saída do equipamento, além de verificação da placa lógica. Este processo de verificação é a manutenção preventiva, que como nome diz vem a prevenir e prolongar a vida do equipamento.

Mas como saber quando encaminhar para manutenção preventiva? Recomenda-se que no espaço de  8 a 12 meses ele seja revisado. Neste procedimento é que se verifica todos os itens citados anteriormente com ferramentas que apontam um diagnóstico preciso.

BAIXE O GUIA DE MANUTENÇÃO DE NOBREAK


Cuidados com nobreaks

Cuide o ambiente onde está instalado, é recomendado um ambiente bem ventilado, para não ter problema com aquecimento e ter uma boa dissipação de calor, não fique em ambiente úmido pois umidade prejudica qualquer eletrônico.

  • Limpe as entradas de ar, recomenda-se com pincel, é uma ação preventiva que pode ser realizada sem necessidade do técnico.
  • Realize teste para verificar o funcionamento do nobreak no modo bateria, retire da tomada para isso.
  • Fique atento a alertas sonoros do nobreak ou alertas através dos sinais luminosos. Consulte o manual do equipamento, algumas marcas disponibilizam aplicativos de log para acompanhamento.
  • Cuide para que o equipamento esteja aterrado.