A tecnologia de reconhecimento facial tem uma utilidade bastante variada, indo desde a autenticação do acesso a ambientes restritos até o reconhecimento de criminosos e infratores, cujas ações são captadas por câmeras de monitoramento.
Além disso, essa tecnologia contribui para inúmeros setores da economia, como o do varejo, que pode utilizá-la para identificar clientes VIP ou evitar furtos e roubos. Seja no combate à violência, na restrição de acesso a ambientes e dados ou em qualquer outra aplicação possível, o uso da inteligência artificial se expande dia após dia.
A License Plate Recognition (LPR) ou reconhecimento de placas de veículos é uma tecnologia conhecida dos profissionais de segurança. Com ela, é possível controlar a entrada de automóveis em um determinado espaço, restringindo o acesso de placas não registradas no sistema, identificando infrações, monitorando estacionamentos ou áreas com trânsito intenso, além de reconhecer veículos por cor e marca. Tudo isso é feito através do processamento analítico de imagens sem a necessidade de intervenções físicas como a instalação de sensores ou radares, o que facilita o trabalho de instaladores e operadores.
Através dessa tecnologia é possível procurar pessoas por idade, gênero, características (uso de óculos e máscara) ou ainda filtrar a busca: somente pessoas que estejam com determinado tipo ou cor de roupa, por exemplo.