Programa Sentinela: um projeto avançado de segurança, implementado na cidade de Erechim e região

Desde julho de 2017 diversos pontos do centro, bairros, acessos à cidade, área comercial e bancária, praças e escolas de Erechim estão mais seguros.

Desde julho de 2017, diversos pontos do centro, bairros, acessos à cidade, áreas comerciais e bancárias, assim como praças e escolas de Erechim estão mais seguros.

A garantia vem do Programa Sentinela, iniciativa da Prefeitura Municipal de Erechim, Ministério Público/RS, Poder Judiciário/RS, Câmara de Vereadores, Polícia Civil, Brigada Militar/RS, Polícia Rodoviária Federal, Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho, Fecomércio/RS, CONSEPRO, CDL Erechim, ACCIE, Sindicato Rural de Erechim e OAB/RS (subseção Erechim).

Todo o trabalho de implementação foi desenvolvido pela Faritel, que atuou com extrema organização nos processos e na locação das tecnologias necessárias.

Mais de 250 câmeras de videomonitoramento foram instaladas em diversos pontos da cidade. 

As imagens, capturadas 24 horas por dia, são transmitidas em tempo real para a central de videomonitoramento instalada na Brigada Militar.

Além de possibilitarem atuação mais ágil dos agentes de segurança, as imagens das câmeras do Programa Sentinela também são compartilhadas com a Polícia Civil e têm contribuído de forma significativa na solução dos mais variados casos.

O Programa Sentinela começou com as câmeras de videomonitoramento, mas não parou nelas! 

Em 2021, a continuidade desta importante solução de segurança pública, veio com a instalação de um sistema de cercamento eletrônico com câmeras que operam com a tecnologia LPR – Leitura de Placas Veiculares (mais de 30 câmeras)

Por meio deste sistema, as câmeras identificam a localização dos veículos e transmitem os dados de forma online, para o sistema da Brigada Militar de Erechim e para a Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre. 

Caso alguma irregularidade seja identificada, como casos de roubo ou furto, um alerta é emitido para a Central, para que a Brigada Militar ou a Polícia Civil destinem as equipes mais próximas da ocorrência. 

Posteriormente, tecnologias ainda mais robustas e eficientes foram implementadas na região. 

Trata-se de um equipamento completo de reconhecimento facial, que opera através de câmeras, gravadores e um software para a gestão de imagens. 

Este dispositivo mapeia traços faciais e cruza com várias fontes de dados em questão de segundos, revelando a identidade das pessoas. 

O sistema foi utilizado nos jogos do Ypiranga de Erechim, pelo Campeonato Gaúcho de Futebol. Graças a ele, foi possível identificar algumas pessoas com restrições de acesso, que foram imediatamente impedidas de adentrar o Estádio.

Vale ressaltar, que o Programa Sentinela recebe atualizações frequentes de acordo com as demandas da região.

Fato é, que toda essa integração tem sido extremamente útil na prevenção e repressão de delitos e situações de violência.

Estima-se que os principais índices de criminalidade reduziram em mais de 60% desde 2017, que foi o ano de inauguração do Programa.

Com essas informações tão contundentes, o Programa Sentinela evidencia o rumo certo para o desenvolvimento de uma segurança pública mais eficiente.

VOLTAR