Ypiranga Futebol Clube

Tecnologia de reconhecimento facial em jogos do Ypiranga Futebol Clube

A história do Ypiranga Futebol Clube teve o primeiro capítulo escrito no dia 18 de agosto de 1924

Foi nesta data que um grupo de entusiastas do futebol, reunidos no salão de festas do antigo Hotel Central (Avenida Maurício Cardoso), decidiu que a cidade de Erechim deveria ter o próprio time de futebol.

Do patriotismo do grupo veio tanto a inspiração para as cores do novo clube (verde e amarelo) quanto para o nome, que é uma referência à Independência do Brasil.

Hoje, o Ypiranga é o dono da posição 50 do ranking da Confederação Brasileira de Futebol e também considerado a quinta maior potência do futebol gaúcho.

Em 2022, o time chegou pela primeira vez à decisão do Campeonato Gaúcho.

Reconhecimento facial em estádios de futebol

A tecnologia de reconhecimento facial foi utilizada em estádios de futebol brasileiros pela primeira vez em 2019, nos jogos da Copa América.

O sistema, baseado em Inteligência Artificial, prevê a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos, como portões de entrada e arquibancadas.

As imagens das faces coletadas por essas câmeras, em tempo real, são cruzadas com imagens dos mais diversos bancos de dados e podem ser configuradas para ações como impedir a entrada de pessoas não autorizadas. 

As soluções implantadas nos jogos do Ypiranga

Compondo o que há de mais novo no mercado em termos de reconhecimento facial, trouxemos o CFTV IP para os últimos três jogos do Ypiranga no Campeonato Gaúcho, em Erechim e, com isso, realizamos a prova de conceito do sistema.

O sistema CFTV IP é composto por câmeras, gravador e software para gestão de imagens (defense), todos com a qualidade já reconhecida e comprovada da Intelbras.

O trabalho foi realizado em conjunto com a Brigada Militar de Erechim, que fez a importação do banco de dados para o sistema. 

A partir desses dados, conseguimos monitorar pessoas com restrição de acesso a espaços públicos, especialmente estádios de futebol, impedindo-as de acessar os jogos.

Para o monitoramento dos jogos, instalamos três câmeras fixas, em pontos estratégicos do Colosso da Lagoa. Em frente à cabine da Brigada Militar, também posicionamos uma câmera speed dome. Com visão em 360º, a câmera speed dome foi capaz de:

  • Percorrer tanto a arquibancada do estádio, identificando faces que por alguma razão não tivessem sido coletadas nas outras câmeras;
  • Identificar atitudes suspeitas nas arquibancadas;
  • Proporcionar uma saída de campo segura ao juiz.

Contamos ainda com o apoio da MATV Sul, nosso principal distribuidor para os produtos Intelbras.

Com as melhores soluções tecnológicas do mercado e um time de peso, as soluções implantadas nos jogos do Ypiranga contribuíram para a segurança de todos.

 

* Crédito da imagem: site institucional do Ypiranga Futebol Clube

VOLTAR