[Cabo de rede]Flamabilidade?

Uma etapa importante, mas pouco lembrada no momento de aquisição de cabos de rede é a verificação  da FLAMIBILIDADE do cabo, a flamabilidade é a classificação  referente ao retardo da propagação do fogo, fumaça e gases tóxicos, isto é avaliado através de normas.

Dentro das normas verificamos alguns padrões de capas:

  • CMG (General Purpose Communication Cable) e CM (General Purpose Communication Cable) são cabos de uso geral com pouca proteção contra incêndios.
  • CMX: (Communication Cable Limited Use) cabo de uso limitado em instalações que requerem alguma proteção quanto à propagação de chamas, emissão de fumaça e gases tóxicos. Devem atender aos requisitos de testes da UL-1581.
  • LSZH (Low Smoke Zero Halogen – baixa emissão de fumaça e zero halogênio): Este padrão de capa tem baixa densidade de fumaça e propagação de gases, exigido para instalações em locais públicos ou de grande circulação de pessoas.

Neste conceito existe tipos diferentes de capas, onde cada tipo informa sobre seu comportamento em cenário de fogo, vamos ver algumas situações com modelos de capas CM, CMX e LSZH.

—> Cabo capa CM X Cabo comum CMX

Teste capas LSZH da FCONN.

—> Cabo cat6 capa LSZH X Cabo comum capa CMX

—> Cabo cat5e capa LSZH X Cabo comum capa CMX

As maneiras de verificar a classificação da capa do cabo pode ser através do datasheet do cabo ou gravado na capa

Fonte:http://www.tcstecnologia.com.br/2015/01/27/tipos-de-cabo-telecom-2/