05/06/2021

Manutenção de Nobreak: descubra por que ela é tão importante

O Nobreak é um equipamento que filtra a energia elétrica que chega aos equipamentos e  impede interrupções não programadas no fornecimento de eletricidade.

O equipamento possui duas funções básicas: backup de energia e proteção de energia.

Eles possuem bateria com vida útil, e são propensos a problemas por aquecimento e vazamentos que podem danificar o aparelho. A maioria dos problemas com Nobreaks podem ser evitados e corrigidos antes que aconteçam.

Mas você sabe qual a importância da manutenção de Nobreak e quando ela deve ser feita? Continue lendo o nosso artigo e descubra! 

A importância da manutenção preventiva

Quando um Nobreak é comprado, normalmente as pessoas o deixam em um canto da casa, sem nenhum cuidado. Isso já é um sinal de que será necessário fazer uma manutenção antes do tempo estimado.

Normalmente o aparelho acaba acumulando poeira, e então começam a aparecer os problemas, como a falta de dissipação de calor, já que os orifícios de ventilação podem ficar tampados.

Além disso, partículas de sujeira podem ser condutoras e assim queimar e danificar os componentes eletrônicos internos.

Problemas em Nobreak já foram motivos de princípio de incêndio. É preciso ter cuidado também com os curto-circuitos. 

A manutenção preventiva é capaz de detectar possíveis irregularidades ou desgastes nos componentes do Nobreak, que podem vir a prejudicar o seu funcionamento e até ocasionar uma parada inesperada.

Como funciona a manutenção em Nobreak

O objetivo da manutenção é garantir a eficiência do aparelho, eliminando problemas que afetam o seu desempenho. 

As baterias de Nobreak costumam estar entre as peças que mais apresentam defeitos, assim, devem ser trocadas com frequência.

Independente do tipo de bateria utilizada pelo seu equipamento, todas costumam oxidar e criar zinabre nos conectores de engate ao longo do tempo, muitas vezes corroendo não só os terminais das baterias, mas também os conectores dos cabos, sendo necessária sua substituição e limpeza interna.

Outro problema que pode impedir o bom funcionamento do aparelho e comprometer os seus constituintes, é o excesso de poeira nas suas entradas de ventilação.

O modo mais adequado de tirar a poeira é passar um pincel seco delicadamente nos seus componentes e orifícios de ventilação. 

Dicas para prolongar a vida útil do Nobreak

  • Não instale o Nobreak em locais quentes, úmidos e com pouca circulação de ar;
  • Fique sempre atento à capacidade do Nobreak. Nunca utilize mais do que 60%;
  • Troque baterias regularmente para evitar vazamentos;
  • Fique atento a mensagens de erro ou sinais luminosos, eles podem indicar problemas. 

A Faritel em seu programa de contratos de serviços para manutenção preventiva de Nobreaks disponibiliza de uma equipe qualificada, que realiza visitas programadas para aumentar a vida útil dos equipamentos e evitar paradas indesejáveis.

Entre em contato conosco pelo telefone/WhatsApp (54) 3321-0955 ou acesse o site para mais informações. 

VOLTAR