05/06/2021

Qual a função de um Nobreak e por que ele é tão importante?

A ideia de perder algum arquivo, documento ou dado importante por conta de quedas de energia não é nada interessante, né?

Em momentos de chuvas e tempestades com raios e trovões, podem surgir variações de energia que são capazes de ocasionar a queima de equipamentos ou de componentes. O Nobreak evita prejuízos em empresas e residências no período de chuvas. 

O aparelho é um UPS (Uninterruptible Power Supply) que regula a tensão que chega até os equipamentos conectados nele. 

Mas você sabe quais são os seus benefícios, em quais cenários é possível utilizá-lo e como ele protege os aparelhos? Continue lendo o nosso artigo e entenda mais sobre qual a função de um Nobreak.

Benefícios de um Nobreak

Em situações de falta de energia elétrica, computadores, câmeras de monitoramento, alarmes, entre outros dispositivos de segurança, estão sujeitos a ficar indisponíveis.

O Nobreak evita o desligamento inesperado dos aparelhos, garantindo assim, a segurança do local.

Além disso, as oscilações de tensão de rede podem ser danosas aos aparelhos, que  acabam queimando facilmente.

O Nobreak protege os dispositivos da queima e preserva a vida útil destes, e também atua como um estabilizador, assegurando um bom funcionamento dos equipamentos.

Qual a função de um nobreak em relação às proteções?

  • Contra subtensão: a subtensão ocorre com a redução na tensão fornecida ou ao conectar vários equipamentos na mesma tomada. Quando isso acontece, podemos ter uma pane inesperada ou comprometimento dos aparelhos. 

Nessa situação, o Nobreak regula a tensão e entra no modo Bateria se a redução for muito drástica.

  • Contra curto-circuito: há um curto quando uma corrente elétrica elevada passa em um circuito. 

O Nobreak evita que os dispositivos conectados sejam queimados.

  • Contra sobreaquecimento no inversor: ocorre quando a carga ligada ao Nobreak é maior do que o oferecido ao equipamento.

O Nobreak aciona a bateria assim que detectar descarga.

  • Contra sobretensão: a sobretensão é causada pela elevação na tensão fornecida pela concessionária.

Nessa situação, o Nobreak regula a tensão e entra no modo Bateria.

  • Contra descarga total/sobrecarga de bateria: a bateria do Nobreak pode descarregar de duas maneiras: carga alta e descarga rápida ou carga baixa e descarga lenta.

O Nobreak mantém as baterias em um nível de carga mínimo para evitar a descarga total.

Em quais cenários utilizar o Nobreak?

Os Nobreaks são cada vez mais procurados, pois cada vez interagimos mais com os dispositivos eletrônicos. 

Em ambientes corporativos e comerciais, o Nobreak é muito importante. Nesses locais geralmente há muitos dispositivos conectados à energia elétrica.

As câmeras de segurança, sistemas de CFTV, centrais telefônicas e máquinas de cartão são exemplos de alguns equipamentos que precisam estar sempre ativos.

Além disso, os Nobreaks evitam danos que afetem dispositivos sensíveis, como os presentes em empresas de engenharia e construção.

Em ambientes residenciais e condominiais, o uso do Nobreak também é recomendado. Assim, os sistemas ficam sempre ativos, por exemplo, as câmeras de segurança e os roteadores. 

Se você tem um computador de alto desempenho para editar vídeos ou para jogar, também deve pensar em investir em um Nobreak. Ele protege a placa de vídeo e mantém o funcionamento dos aparelhos.

Agora que você já sabe qual a função de um Nobreak e porque ele é tão importante, está na hora de implantar essa segurança na sua empresa ou até mesmo na sua casa.

Para conhecer mais sobre todos os equipamentos da empresa e ver o que melhor se encaixa em seu negócio, entre em contato conosco pelo telefone/WhatsApp (54) 3321-0955 ou acesse o site para mais informações. Temos as melhores opções para você! 

VOLTAR