13/09/2021

Bateria para nobreak: por que não utilizar as automotivas?

O primeiro nome é exatamente igual, mas nem por isso elas são da mesma família e podem ser utilizadas para as mesmas finalidades!

Estamos falando das baterias automotivas e das baterias estacionárias, que são utilizadas em equipamentos como os nobreaks.

Num primeiro momento você pode até achar que está tudo bem, pois o nobreak vai funcionar se você utilizar uma bateria automotiva nele. 

Só que existem riscos e impactos de tomar essa decisão: é sobre eles que nós vamos falar hoje!

Diferenças entre baterias estacionárias e automotivas

Antes de falar dos riscos, é importante saber que existem diferenças importantes entre as baterias automotivas e as estacionárias. 

Aliás, são justamente essas diferenças que trazem as consequências que abordaremos posteriormente. 

A primeira distinção importante a se apresentar é a composição. As baterias automotivas são constituídas por finas placas de chumbo. Esse material impacta no aumento da corrente elétrica gerada, mas também acelera o processo de degradação.

Outra questão importante é que, para cumprir com a sua principal função, que é garantir a partida do motor, as baterias automotivas precisam estar sempre carregadas.

Para que isso aconteça, quem entra em cena é o alternador e seu papel de carregar o item automaticamente quando o veículo é ligado.

Por outro lado, as baterias estacionárias são compostas de materiais mais nobres e a espessura das placas de chumbo é maior. Isso explica o fato de elas durarem mais tempo e serem mais caras.

Outra diferença importante é que aqui os ciclos de descarga de corrente elétrica não ocorrem em grande quantidade por poucos segundos. Ao contrário, a descarga é moderada e mantida por mais tempo.

Por conta disso, as baterias estacionárias funcionam como fonte de energia de backup. Sim, elas só entram em ação caso haja falta de energia! 

E enquanto as quedas de energia não acontecem, quem está alimentando permanentemente o equipamento é a energia elétrica.

Bateria para nobreak: por que escolher uma estacionária?

Não apenas os nobreaks, mas todos os equipamentos que demandam correntes elétricas moderadas e por mais tempo devem utilizar as baterias estacionárias. 

Aqui se enquadram também as centrais telefônicas, os alarmes, iluminação de emergência, sistemas de som e de telecomunicação, por exemplo.

O fato de terem sido projetadas para esses usos faz das baterias estacionárias as mais adequadas e há uma razão importante por trás disso: você vai conhecer ela agora!

Gases tóxicos

As baterias automotivas emitem gases tóxicos, mas como a sua localização é protegida pelo capô e, portanto, distante dos passageiros, não há riscos para a saúde.

Por outro lado, se for instalada em um nobreak, por exemplo, a bateria automotiva emitirá esses gases tóxicos de forma muito próxima, trazendo sérios riscos para a saúde.

Menor durabilidade

A composição por placas finas de chumbo também torna as baterias automotivas muito menos capazes de suportar as descargas elétricas profundas de energia elétrica e, quanto mais requeridas forem, menos tempo irão durar.

Se em um veículo a durabilidade média é de 5 anos, quando aplicadas em um aparelho que sofre quedas constantes de energia terão uma vida útil de apenas 1 a 2 anos.

Por outro lado, uma bateria estacionária que segue todos os cuidados determinados pelo fabricante pode durar até 10 anos.

E já que estamos falando em fabricantes, outro ponto importante é que aplicações diferentes das projetadas ocasionam a perda da garantia.

Convencido de que utilizar uma bateria automotiva no seu nobreak não é uma boa ideia? Então chegou a hora de entrar em contato com a nossa equipe e escolher a bateria estacionária ideal para os seus nobreaks!

Além das melhores marcas do mercado, na Faritel você também conta com visitas programadas de nossa equipe para fazer manutenções preventivas, aumentando a vida útil dos equipamentos e evitando paradas indesejadas.

VOLTAR