18/05/2023

Como funciona a inteligência artificial no videomonitoramento?

Quer saber como funciona a inteligência artificial no videomonitoramento?

Essa é uma das soluções de segurança mais inovadoras do mercado, e ela tem a capacidade de ser implementada nos mais diversos segmentos.

Isso porque o sucesso e a produtividade da indústria do futuro podem estar diretamente relacionados à inteligência artificial atrelada ao videomonitoramento.

Como? Leia o texto a seguir e descubra agora mesmo! 

O crescente uso dos sistemas de videomonitoramento

Os sistemas de videomonitoramento contam com uma gama completa de soluções inovadoras, que vão além das demandas de segurança da atualidade.

Eles proporcionam diferentes aplicações que trazem vantagens competitivas aos negócios de setores, como: manufatura, varejo, bancos, transporte, hospitais, edificações públicas, prédios residenciais e comerciais, agricultura, entre outros.

A atividade é desenvolvida por um sistema de câmeras que captam as imagens e uma estrutura que permite a transmissão desses dados em tempo real para uma central.

Tipos de sistema de videomonitoramento

Esses sistemas são recursos incontestáveis para a segurança. Com tanta tecnologia disponível pode ficar complexo decidir qual deles é o mais indicado.

Existem os sistemas analógicos e digitais:

Analógicos: O analógico vem sendo utilizado desde o começo e nele as câmeras analógicas são conectadas aos dispositivos centrais (DVR) por cabos coaxiais e as imagens são então exibidas em monitores específicos.


Digital: Com o sistema digital a qualidade de imagem é muito superior, pois são utilizadas câmeras com tecnologia IP, estas são ligadas através de cabos UTP (cabo de rede) ao terminal central (NVR), que ao final podem disponibilizar as imagens de maneira remota, através de monitores HD.

Foi através dos sistemas digitais onde a inteligência artificial pôde ser incorporada ao videomonitoramento.

Os sistemas que contam com essa tecnologia são inteligentes, e funcionam captando imagem e som dos ambientes monitorados e enviando os dados para um software analítico, onde padrões são interpretados.

A seguir, você entenderá melhor como funciona a inteligência artificial no videomonitoramento e como ela pode influenciar no cotidiano de casas e empresas.

Como funciona a inteligência artificial atrelada ao videomonitoramento?

Com o avanço da inteligência artificial, a tecnologia consegue reconhecer padrões e realizar previsões de forma autônoma, sem que seja necessária a supervisão humana constante.

Isso permite que a intervenção seja feita de forma estratégica e precisa, quando os operadores são notificados pelo próprio gerenciador de vídeo.

Por meio de um sistema inteligente em uma indústria, por exemplo, é possível fazer correções necessárias de forma contínua, para que a produção se ajuste de acordo com a demanda.

A possibilidade de monitorar processos 24 horas por dia, ininterruptamente, permite que o desempenho seja ampliado, otimizando a operação.

Ao utilizar a inteligência artificial em sistemas de videomonitoramento, amplia-se o alcance das operações em tempo integral. Confira a seguir algumas das principais vantagens.

1 – Segurança

Nos casos voltados para segurança patrimonial e vigilância, é possível conseguir bons resultados em monitoramento de ambientes e de atitudes suspeitas a partir da análise dos vídeos. 

As câmeras modernas possibilitam a análise de vídeo baseada em rede neural profunda e empregam recursos de machine learning com o intuito de personalizar as aplicações dos softwares e ampliar a eficiência do sistema.

2 – Cidades Inteligentes

Com a expansão das soluções tecnológicas baseadas na inteligência artificial e no videomonitoramento, será possível construir um novo conceito de cidade mais inteligente e eficiente.

Toda essa tecnologia inclui recursos avançados para análise de imagens que podem contribuir com a segurança e proteção do cidadão.

Além disso, podem ser implementadas ferramentas capazes de realizar o gerenciamento inteligente de tráfego, assim como sistemas de transporte inteligente.

3 – Controle industrial

É possível desenvolver sistemas de controle de qualidade interno para indústrias. Isso se dá através de sensores capazes de gerar alertas de acordo com a produção.

Também é possível mapear peças e áreas específicas para auxiliar na operação dos maquinários.

É por isso que a inteligência artificial e o videomonitoramento serão pilares da produtividade na indústria e item indispensável em espaços residenciais.

E aí, gostou de saber mais sobre como funciona a inteligência artificial no videomonitoramento? Em nosso blog você encontrará mais dicas e informações como essa. Clique aqui e acesse agora mesmo! 

Siga a Faritel no Instagram e fique por dentro das últimas novidades.

Até a próxima!

VOLTAR